segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Foie gras – “iguaria” a que preço?

O fuagrá ou, em francês, foie gras – termo que em francês significa "fígado gordo" – é o fígado de ganso ou pato que foi forçosamente alimentado à exaustão, o que levou à hipertrofia lipídica do órgão.[1]


Considerado uma iguaria (refeição saborosa e delicada), é um prato típico da França, um patê gorduroso feito com o fígado dilatado de patos, gansos e marrecos e, para que o órgão fique hiperdesenvolvido, as aves são submetidas a uma vida confinada e uma alimentação forçada.

Em seus últimos dias, a ave come até o fígado crescer 12 vezes

1. No geral, usam-se patos da raça mulard (resultado do cruzamento entre o pato-de-pequim e o marreco). Nos primeiros 100 dias, eles comem milho e são criados soltos. Depois, é hora de ir para o confinamento, que facilita a engorda.

2. Alguns criadores mantêm iluminação artificial para que o bicho fique mais tempo acordado (e, portanto, comendo). São duas doses de ração por dia, por um período de dez dias a quatro semanas. Muitas vezes, a gororoba é injetada por um cano que vai direto ao esôfago, preso ao pescoço por um anel.

3. O fígado do bicho ganha certo amargor ao tentar metabolizar os excessos da dieta. Hiperestimulado, ele chega a crescer até 12 vezes seu tamanho normal – com a gordura correspondendo a 65% de seu peso. No fim, o órgão de um pato pode atingir 0,5 kg. O de um ganso, até 2 kg.

4. Com pouco mais de quatro meses, o animal está pronto para o abate. O fígado se tornou uma massa semissólida, macia e de cor pálida. Há quem prefira comê-lo recém-retirado do animal. Ele também pode ser cortado em fatias ou cozido e servido frio.
A ração é constituída por muito carboidrato, vindo do amido de milho, além de gordura de porco e de ganso.[2]

O exemplo acima é a evidência clara da desconsideração de uma lei improfícua.

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais[3], considera logo em seu preâmbulo que: todo animal possui direitos e que  o desconhecimento e o desprezo desses direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza”.

O Artigo 2º declara que: “Todo o animal tem o direito a ser respeitadoe que “Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem.“

O Artigo 3º declara que: “Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a atos cruéise que  “Se for necessário matar um animal, ele deve de ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não provocar-lhe angústia.“

O Artigo 5º declara que: “Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espéciee que “Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contrária a este direito. “

E, finalmente o Artigo 9º declara que: “Quando o animal é criado para alimentação, ele deve de ser alimentado, alojado, transportado e morto sem que disso resulte para ele nem ansiedade nem dor.”

Diante dos fatos, cabe a cada um avaliar a eficácia da Lei.

O australiano, bioeticista e professor da Universidade de Princeton, Peter Singer, desenvolveu o “princípio da igual consideração de interesses”, onde “cada ser afetado por uma ação, deve ser levado em conta e receber o mesmo peso que os interesses semelhantes de qualquer outro ser. A dor e o sofrimento são, em si mesmos, ruins e devem ser evitados ou minimizados, não importa a raça, o sexo ou a espécie do ser que sofre.”[4]

Peter Singer levou em consideração o valor da vida, sem importar qual a espécie. Se há vida, esta deve ser respeitada e valorizada como uma forma de integração social. A Bioética procura ressaltar a necessidade da integralização do ser vivo no ambiente natural. 

Não é possível desconsiderar outro ser vivo por meio de um interesse mercantil  e de paladar egoísta. Se por um lado a Bioética ensina o respeito à liberdade individual, não há como desconsiderar algo que é ilegal e contrário à ética. Se assim fosse, o pedófilo seria também perdoado, pois trata-se de uma preferência sexual por crianças.

A Bioética estuda e defende as dimensões morais e o respeito, porém o respeito ético, com amparo legal, de acordo com as condições moralmente aceitáveis por toda a sociedade. E esse amparo legal existe, embora tenha até então se mostrado inútil.

Fonte:



[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Foie_gras
[2] http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-feito-o-foie-gras
[3] http://www.apasfa.org/leis/declaracao.shtml
[4] http://www.portaleducacao.com.br/veterinaria/artigos/29030/bioetica-animal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direito de Escolha do Menor em Lisboa

Tribunal da Relação de Lisboa Íntegra da Reportagem Um jovem de 16 anos diagnosticado com leucemia aguda  recusa-se a receber qualquer trans...